Ilustração de Fávish, "O Espelho"
Obra de Fávish

A 1a MACLI acervo – Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil é uma exposição itinerante cujas obras (quase todas integrantes da coleção particular da Studio da Ouvidor) voltam-se para o universo da literatura infantil, num diálogo direto com a arte contemporânea. Dela participam 8 artistas (7 artistas visuais e 1 músico), sendo 5 do Brasil, 1 dos Estados Unidos, 1 de Israel e 1 da Argentina.

Todas as obras participantes estão assinadas pelos criadores, na frente ou no verso, ou trazem um carimbo de autenticação do mesmo.

 

As técnicas utilizadas são variadas (acrílica sobre tela ou placa de ilustração, óleo sobre madeira, xilogravura, fotografia, escultura e desenho digital) na busca por procedimentos, materiais e poéticas próprias. Por vezes o artista se utiliza de mais de uma dessas técnicas para chegar ao produto final. O resultado pode ser uma belíssima impressão em Fine Art, uma escultura ou uma pintura original.

 

A intenção desse projeto é construir uma herança cultural que possa ser disponibilizada para o grande público – inicialmente de forma itinerante, mas, num futuro breve, também de modo permanente –, a fim de que obras como as agora aqui expostas, de rara potência (além da beleza), não mais se limitem ao universo dos livros para os quais foram inicialmente criadas. Tais obras saltam das páginas dos livros, ganham vida própria e circulam com graça e desenvoltura pelo universo da arte contemporânea, evidenciando o talento de seus criadores, a força de suas imagens e o poder da literatura de gerar conexões artístico-culturais que rompam com qualquer fronteira.