Show More

Flavia Corpas (Rio de Janeiro, 1976) é curadora de artes visuais e psicanalista. Pesquisadora de Pós-Doutorado junto ao Programa de Ciência da Literatura da UFRJ. Doutora em Psicologia Clínica, pela PUC/RJ. Dentre seus trabalhos como curadora destacam-se a exposição “Quase aqui” (Oi Futuro Flamengo/2015), do artista Daniel Senise, o 66º Salão de Abril (Centro Cultural Banco do Nordeste/2015), a exposição “Walter Firmo: um olhar sobre Bispo do Rosário”, do fotógrafo Walter Firmo (Caixa Cultural RJ/2013; Livre Galeria/2014), MACLI – Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil (SESC Glória/2015; SESC Paraty/2014; Caixa Cultural SP/2013-2014; Caixa Cultural DF/2013; Livre Galeria/2012); Todo artista é um impostor, de Lula Wanderley (Livre Galeria/2011); SESC Arte 24 horas (Cais do Porto-RJ/2010); À Mulheres: seus desejos (Casa Alejandro de Humbolt, Cuba/2009) e o projeto Cartografias da Criação (RJ e RS/2008-2015). Desde 2011 é curadora da Livre Galeria, espaço cultural dedicado à articulação entre arte contemporânea, arte bruta, psicanálise e literatura. É organizadora e coordenadora de pesquisa dos livros “Arthur Bispo do Rosário: arte além da loucura”, do crítico de artes Frederico Morais, e “Walter Firmo: um olhar sobre Bispo do Rosário”, do fotógrafo Walter Firmo, ambos lançados em 2013.

 

livregaleria.com

Aline Pereira atua como editora, consultora editorial e literária, revisora e tradutora em São Francisco, Califórnia, onde mora desde 1996. Seus clientes incluem empresas, ONGs e indivíduos, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.  Aline foi editora de conteúdo do PaperTigers.org, prestigiado site e blog sobre literatura infantil multicultural, de 2004 a 2010, período em que participou anualmente da Feira Internacional do Livro Infantil de Bologna e foi curadora de uma galeria eletrônica dedicada ao trabalho de ilustradores de livros para crianças e adolescentes. Sua experiência na agência literária Andrea Brown, entre 2011 e 2012, fazendo avaliação e revisão de projetos infanto-juvenis, também contribuiu para solidificar sua paixão por literatura infantil e a sua sensibilidade com relação a nuances culturais e linguísticas. Além disso, participou no painel de jurados do Prêmio de Literatura Infantil da editora Scholastic, SABA 2011 (Scholastic Asian Book Award), e da co-curadoria dessa 1a MACLI.  Aline é particularmente interessada na relação entre imagem e linguagem, multiculturalismo e transculturalismo, e no potencial educativo das novas tecnologias de publicação.

 

 

linkedin.com/in/alinepereira1

Artista multimídia, Fávish (Niterói, 1969) mora no Rio de Janeiro desde 2001. Formado em teatro pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), estudou também um pouco de literatura, na UFF (Universidade Federal Fluminense) e Direito, na Universidade Estácio de Sá. Profissionalmente, trabalhou como ator, diretor e adaptador teatral, cenógrafo e produtor de eventos culturais; ganhou o prêmio de melhor cenógrafo no 5º Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil e foi indicado para o prêmio de melhor ator, no 1º Prêmio Coca- Cola de Teatro Jovem. Em 2011 abriu uma galeria/editora (a Livre Galeria) e publicou seu primeiro livro infantil, como autor e ilustrador (A Deusa, o Herói, o Centauro e a Justa Medida, editora Livre Galeria). Em 2012 criou a MACLI. O livro ganhou o 1º lugar no Prêmio Glória Pondé, da Fundação Biblioteca Nacional, concedido para o melhor livro do ano, na categoria infantil, e o 3º lugar no Prêmio Ganymedes José, concedido pela União Brasileira de Escritores – RJ, para o melhor livro infantil/juvenil. Já a MACLI... bem, como vocês podem ver, a MACLI também vai muito bem, obrigado!

 

CONTATO

copyright Studio da Ouvidor 2015